Alinhamento

 

É um tipo de manutenção básica, mas muito esquecida, e cada dia mais necessária devido aos inúmeros buracos em nossas vias. Esta manutenção consiste em deixar as rodas alinhadas de modo que não fiquem cada uma puxando ou empurrando o carro para lados opostos.

 

Andar com a direção desalinhada pode ser um risco, pois interfere diretamente na estabilidade e dirigibilidade do veículo, além de provocar grande e prematuro desgaste dos pneus. Recomendamos que a periodicidade máxima entre essas manutenções seja a cada 10.000 quilômetros rodados.

Se você roda em locais muito acidentados, deve-se reduzir esse período pela metade.

 

Na SS Automotiva, contamos com equipamentos de altíssima tecnologia, entre eles, o que há de mais moderno para medição da geometria do seu carro, o Visualiner 3D da Sun, que é uma empresa mundialmente reconhecida e líder de mercado.

 

Se você quiser saber um pouco mais, continue lendo abaixo!

 

Os tipos de ajustes são (em linguagem simples):

 

– Divergência ou convergência: Quando o veículo está desalinhado, ocorre que as rodas ficam, respectivamente, viradas cada uma para um lado ou ambas viradas em direção ao centro do carro. Regra geral, as rodas de um mesmo eixo devem ficar exatamente paralelas uma a outra;

Alinhamento.png

 

– Câmber (a famosa cambagem): É a inclinação das rodas no eixo vertical, olhando o carro em seu comprimento. Quando desregulado, a parte superior da roda fica muito para dentro ou muito para fora.
Esta manutenção, se mal executada no eixo dianteiro, pode acarretar graves problemas nos amortecedores e rolamentos.

Cambagem.png

 

– Cáster: Esse é um pouquinho mais complicado de explicar. Tecnicamente é a inclinação do pino mestre em relação à suspensão. Mas traduzindo, essa regulagem faz com que as distâncias entre as rodas sejam diferentes de um lado do carro em comparação ao outro e assim não forma um quadrado perfeito. Além disso, essa regulagem também altera a forma que a direção do carro se comporta.

Caster.png

 

Todas essas regulagens variam de carro para carro, de acordo com as especificações da montadora.

 

 

Veja exemplos do desgaste incorreto e prematuro dos pneus:

desgaste pneus.jpg

Nosso equipamento:

visualiner3D.jpg